Como se preparar mentalmente para a cirurgia bariátrica? 

Como se preparar mentalmente para a cirurgia bariátrica

Se preparar mentalmente para a cirurgia bariátrica é tão importante quanto o preparo físico. Principalmente porque é uma jornada que envolve uma série de emoções e desafios, necessitam cuidado e atenção. 

Além disso, o preparo mental antes da cirurgia bariátrica pode ajudar a reduzir a ansiedade. 

Do mesmo modo, você consegue aumentar a adesão ao tratamento pré e pós-operatório, ter uma recuperação mais suave e rápida e suporte emocional durante todo o processo, além de facilitar a transição para um estilo de vida saudável após a cirurgia. 

Portanto, criamos um guia detalhado para ajudar a se preparar mentalmente para a cirurgia bariátrica, acompanhe! 

15 passos para se preparar mentalmente para a cirurgia bariátrica 

Como visto, se preparar mentalmente para a cirurgia bariátrica pode te ajudar a lidar melhor com as emoções desencadeadas pela cirurgia e a enfrentar os desafios que surgem ao longo desta jornada. Sendo assim: 

1. Eduque-se sobre o procedimento

Entender o que acontecerá durante a cirurgia pode reduzir a ansiedade. Então,  com seu cirurgião, pesquise informações confiáveis ​​online e participe de grupos de apoio para pacientes bariátricos.

2. Estabeleça expectativas realistas

Reconheça que a cirurgia bariátrica não é uma solução rápida. Leva tempo para perder peso e ajustar-se ao novo estilo de vida. Desse modo, se preparar mentalmente ajuda a enfrentar desafios ao longo do caminho.

3. Converse com um psicólogo

Muitas clínicas que realizam cirurgias bariátricas exigem uma avaliação psicológica antes do procedimento. Ou seja, um psicólogo pode ajudá-lo a explorar suas motivações para a cirurgia, lidar com preocupações emocionais e desenvolver estratégias de enfrentamento.

4. Identifique e lide com preocupações pré-existentes

Se você tem histórico de transtornos alimentares, ansiedade ou depressão, é importante abordar essas questões como uma forma de se preparar mentalmente para a cirurgia bariátrica. Portanto, trabalhe com um profissional de saúde mental para desenvolver um plano de apoio.

5. Construa um sistema de apoio sólido 

Conte para amigos e familiares sobre sua decisão de passar pela cirurgia. Isso porque, ter um sistema de apoio forte pode ajudá-lo a enfrentar os desafios emocionais e práticos que surgem durante a recuperação.

6. Pratique técnicas de relaxamento

Aprenda técnicas de respiração profunda, meditação ou yoga. Afinal, isso ajuda a acalmar a mente e reduzir o estresse antes da cirurgia.

7. Visualize o sucesso

Imagine-se atingindo seus objetivos de saúde e bem-estar após a cirurgia. Na prática, visualizar resultados positivos pode ajudar a manter uma atitude otimista durante todo o processo.

8. Desenvolva um plano pós-cirúrgico

Antes da cirurgia, trabalhe com sua equipe médica para desenvolver um plano abrangente de dieta, exercícios e cuidados pós-operatórios. Como resultado, isso pode ajudar a reduzir a ansiedade, uma vez que você saberá o que esperar após a cirurgia.

9. Aceite suas emoções

É natural sentir uma variedade de emoções, incluindo medo, ansiedade, empolgação e esperança, antes da cirurgia. Por isso, permita-se sentir e expressar essas emoções de forma saudável.

10. Mantenha uma atitude positiva 

Embora haja desafios ao longo do caminho, tente manter uma atitude positiva. Lembre-se de que você está tomando medidas positivas para melhorar sua saúde e qualidade de vida.

11. Prepare-se para mudanças emocionais

Já falamos por aqui que se preparar mentalmente para a cirurgia bariátrica envolve o desencadeamento de mudanças emocionais à medida que você se adapta a uma nova dieta e estilo de vida. Sendo assim, esteja preparado para enfrentar desafios emocionais e procure apoio quando necessário.

12. Aprenda a lidar com o estigma da obesidade

Infelizmente, o estigma da obesidade ainda é prevalente na sociedade. Desse modo, esteja preparado para lidar com comentários insensíveis e discriminação. Além disso, tente desenvolver estratégias para enfrentar essas situações de maneira saudável.

13. Celebre suas realizações

À medida que você progride em sua jornada bariátrica, celebre cada marco e conquista, por menor que seja. Isso porque, reconhecer suas realizações pode ajudá-lo a manter a motivação e o foco.

14. Seja paciente consigo mesmo

A recuperação da cirurgia bariátrica é um processo gradual. Então, não se cobre demais e esteja preparado para enfrentar contratempos. Ademais, aprenda a ser gentil e compassivo consigo mesmo durante toda a jornada.

15. Continue o suporte após a cirurgia

A cirurgia bariátrica é apenas o começo de uma jornada de saúde contínua. Portanto, continue a buscar apoio emocional, nutricional e médico após a cirurgia para garantir o sucesso a longo prazo.

Seguindo essas estratégias, você pode se preparar mentalmente para a cirurgia bariátrica e aumentar suas chances de sucesso a longo prazo. Lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada e que há muitas pessoas e recursos disponíveis para apoiá-lo ao longo do caminho.

Qual o papel da psicologia no preparo mental da cirurgia? 

A psicologia desempenha um papel fundamental quando o assunto é se  preparar mentalmente para a cirurgia bariátrica. Antes do procedimento, os psicólogos ajudam os pacientes a explorar suas motivações para a cirurgia. 

Além de que, auxiliam a identificar preocupações emocionais e desenvolver estratégias de enfrentamento para lidar com o estresse pré e pós-operatório.

Durante a recuperação, eles se responsabilizam em oferecer suporte emocional para ajudar os pacientes a enfrentar ansiedade, medos e preocupações relacionadas à cirurgia. 

Além disso, eles também auxiliam na adaptação a mudanças no estilo de vida pós-cirúrgico e no desenvolvimento de uma relação saudável com a comida.

Em suma, a psicologia proporciona suporte vital para que os pacientes estejam mentalmente preparados para a cirurgia e para enfrentar os desafios emocionais ao longo da jornada bariátrica.

Problemas de saúde ao não se preparar mentalmente para a cirurgia bariátrica 

Realizar uma cirurgia bariátrica sem se preparar mentalmente pode acarretar uma série de problemas de saúde, tanto no curto quanto no longo prazo. 

Por exemplo, a falta de preparação mental pode resultar em uma recuperação pós-operatória mais difícil. Desse modo, aumenta o risco de complicações, como infecções, problemas de cicatrização e distúrbios metabólicos.

Além disso, a ansiedade e o estresse decorrentes da falta de preparo podem ter impacto negativo sobre o sistema imunológico. Então, isso dificulta a recuperação e aumenta a vulnerabilidade a doenças.

Sem falar que quando o paciente não adere ao tratamento pré e pós-operatório devido à falta de preparo mental pode levar a problemas nutricionais, deficiências de vitaminas e minerais e desequilíbrios metabólicos.

Como resultado, ele terá complicações de saúde a longo prazo, como anemia, osteoporose e outras doenças relacionadas à má nutrição.

Além disso, a falta de apoio emocional e psicológico pode aumentar o risco de desenvolvimento ou agravamento de problemas de saúde mental, como depressão, transtornos de ansiedade e distúrbios alimentares.

Como se preparar mentalmente para a cirurgia bariátrica com a Clínica Bellit 

Como visto, não se preparar mentalmente para a cirurgia bariátrica pode ter sérias consequências para a saúde.

Em contrapartida, ao se preparar os pacientes recebem suporte emocional e psicológico adequado antes, durante e após o procedimento para garantir uma recuperação segura e bem-sucedida.

Aqui na Clínica Bellit, desempenhamos um papel vital para você se preparar mentalmente para a cirurgia bariátrica.

Ou seja, oferecemos uma abordagem multidisciplinar que abrange avaliação psicológica, aconselhamento emocional, educação nutricional e treinamento em mudança de comportamento. 

Além disso, nossos psicólogos trabalham com os pacientes para explorar motivações e preocupações emocionais, enquanto os nutricionistas fornecem orientações sobre dieta pós-cirúrgica. 

Esses serviços ajudam os pacientes a enfrentar a cirurgia com confiança e a se preparar mentalmente para o sucesso a longo prazo. 

Mas, não esqueça: a mudança começa por você! Então, venha fazer parte dos nossos pacientes satisfeitos e garanta um estilo de vida mais saudável e feliz!

Comente o que achou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress