A alimentação saudável é um dos principais pilares para quem quer manter o corpo em equilíbrio, diminuir os riscos de infecções ou inflamações, bem como aumentar a imunidade e a defesa do organismo.
Além disso, a boa alimentação somada à prática de exercícios físicos, horas de sono de qualidade e hidratação adequada, pode proporcionar também bem-estar físico, mental e emocional, ajudar a manter o corpo em forma, melhorar o humor e, ainda, aumentar a disposição e a concentração.
Plano alimentar
Para obter esses resultados, no entanto, vale incluir na rotina diária aquela frase clássica: “descasque mais e desembale menos”. Isso significa que ao substituir os alimentos industrializados, ricos em gorduras trans, açúcares, aditivos químicos, hormônios e agrotóxicos, por um cardápio balanceado com frutas, verduras, legumes, cereais, carnes, laticínios e até frutos do mar, você não só irá garantir esses e outros benefícios à sua saúde, como também irá se prevenir de doenças crônicas.
Entre os problemas de saúde mais comuns que, em muitos casos, são desencadeados pela má alimentação estão: hipertensão, diabetes, gastrite, obesidade e sobrepeso, doenças cardiovasculares, anemia, colesterol, insônia, câncer, entre outras complicações.
Alimento saudável melhora a qualidade de vida
Energia e Disposição
O consumo regular de alimentos naturais e saudáveis pode fazer muita diferença no seu dia a dia. Se você precisa de mais disposição e energia para dar conta das atividades diárias, por exemplo, os alimentos termogênicos, como o gengibre e a canela, e os carboidratos podem ajudá-lo a manter o ritmo.
Longevidade
Mas, se o que você quer é aumentar a expectativa de vida, a alimentação saudável também pode te proporcionar mais uns bons anos de vida. Inclusive, há alimentos que inibem o envelhecimento, como exemplo, o azeite de oliva, alho, chá verde, tomate, vegetais de cor verde escura e frutas vermelhas.
Insônia
No entanto, se o seu problema é a insônia, fique tranquilo, têm alimentos que podem ajudá-lo a dormir melhor, como o maracujá, salmão, couve, semente de gergelim, linhaça, aveia.
Corpo em forma
Agora, se o seu objetivo é manter o corpo em forma, a alimentação equilibrada, sem dúvida, tem um papel fundamental no processo de emagrecimento saudável.
Dicas para uma alimentação saudável
Mudar os hábitos alimentares ou mesmo partir para a reeducação alimentar requer, antes de tudo, disciplina e paciência. Em um primeiro momento, a mudança pode até parecer difícil, mas com algumas dicas simples esse processo fica bem mais fácil, confira:
Para auxiliar na elaboração de refeições mais saudáveis e que condizem com as necessidades do seu organismo é fundamental buscar as orientações de um profissional qualificado.
Na Clínica Bellit, você encontra uma equipe preparada para ajudá-lo a ter uma alimentação mais saudável. Agende uma consulta e venha nos conhecer! Clique aqui e fale conosco.