Cirurgia do Diabetes

Diabetes

A diabetes é uma doença crônica, metabólica, caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue. O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos, a estimativa da incidência da doença em 2030 é alarmante, chega a 21,5 milhões. Estima-se que cerca de 40% das pessoas na América Latina são portadores da diabetes e nem sabem que tem a doença.

América Latina
Portadores de Diabetes 40%

Brasil

país em incidência de
1 °

Diabetes

Em 2023

milhões
0

doentes adultos

Em 2030

milhões
16.8

doentes adultos

Diabetes e a Obesidade

A doença acontece quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente para levar o açúcar para dentro das células. Assim, o diabetes do tipo 2 é adquirido com o tempo, devido à alta ingestão de carboidratos de absorção rápida, como os presentes em refinados e doces, aliada ao sedentarismo. O corpo se torna resistente à insulina ou não produz uma quantidade adequada para seu bom funcionamento.

Com Sobrepeso ou Obesidade
Portadores de Diabetes Tipo 2 90%

Desse modo, a obesidade é um problema que reduz a capacidade de nosso organismo de usar a insulina para controlar corretamente nossos níveis de açúcar no sangue. E isso ajuda a tornar os obesos um importante grupo de risco para o desenvolver o diabetes.

Diabetes é a

causa de mortalidade nas
1 °

Américas

mortes
1 mil

em 2019

Conviver com a diabetes pode ser fácil, mas se ela fica descompensada, fora de controle, isto é uma ameaça grave para a saúde. As consequências da diabetes descontrolada já causa mais mortes no Brasil do que o câncer. A diabetes é a sexta causa de mortalidade nas Américas e foi responsável por mais de 284 mil mortes em 2019.

Diabetes descompensada traz sérios riscos para a saúde e diminui muito o tempo e a qualidade de vida, podendo causar cegueira, falência renal, amputações de membros inferiores, infarto agudo do miocárdio, lesões nervosas, alguns tipos de câncer e outras doenças.

Diabetes tem cura? Não tem cura, mas pode ter controle total, sem uso de remédios.

Cirurgia do Diabetes

ou

Cirurgia Metabólica

Pacientes que tem o obesidade leve (grau I) e que fazem uso de antidiabéticos orais e insulinas, e não são suficientes para controlar a doença, tem indicação de fazer a Cirurgia do Diabetes.

A Cirurgia hoje é feita de uma maneira rápida, tranquila e segura. Com um impacto acima do esperado, observa-se que as taxas de glicemia melhoram horas após o procedimento cirúrgico, demonstrando que o desaparecimento do diabetes não depende somente da perda de peso.

Os efeitos desta cirurgia são estabelecidos logo nos primeiros 30 dias de pós-operatório, em especial na técnica BypassGástrico. Através da alteração anatômica, ocorre uma melhora da ação da insulina levando ao controle da diabetes. Já neste período, na maioria dos casos o paciente deixa de utilizar medicamentos antidiabéticos, seja via oral ou insulina.

A Cirurgia Metabólica é o único tratamento capaz de produzir remissão do Diabetes tipo 2.

Nosso cuidado com você

A Clínica Bellit conta com profissionais especializados em obesidade e diabetes que podem te ajudar e ainda atuam de forma integrada com os demais especialistas do espaço para apoiar no seu cuidado com a saúde e retomada da qualidade de vida e bem-estar. Clique aqui e fale conosco.

plugins premium WordPress