Cirurgia Plástica

A Cirurgia Plástica e a Obesidade

Nos últimos anos, a cirurgia plástica vem apresentando soluções cada vez mais eficazes, no que diz respeito à correção de diferentes problemas estéticos. Contudo, quando se trata de obesidade, ainda não há um procedimento específico para essa questão. Embora a lipoaspiração promova a retirada de pequenos acúmulos de gordura localizada, ela não é capaz de solucionar o problema da obesidade.

Passe o mouse

Novos hábitos!

Antes de se submeter à cirurgia plástica é indispensável que o paciente mude seus hábitos e estilo de vida, com reeducação alimentar e exercícios físicos, para chegar a um peso adequado e, assim, minimizar os riscos durante o procedimento cirúrgico, bem como após a cirurgia.

Passe o mouse

Novos hábitos!

As mudanças são necessárias, porque o paciente portador de obesidade está mais propenso a desenvolver hipertensão arterial, diabetes e fadiga muscular, e tais fatores podem prejudicar, por exemplo, a cicatrização e a recuperação no pós-operatório.

Outro ponto é que o paciente acima do peso geralmente tem o organismo inflamado, e a cirurgia também pode causar inflamação, devido à reorganização dos tecidos no corpo do paciente. Nessa condição, em que o paciente já está inflamando, a cirurgia não é indicada, porque podem ocorrer problemas como a abertura de sutura, necrose da pele, problemas respiratórios e essas situações fazem com que a recuperação no pós-operatório se prolongue.

Cirurgia plástica após a cirurgia bariátrica

Posterior a acentuada perda de peso após a cirurgia bariátrica, o cirurgião plástico realiza uma série de procedimentos para a remoção do excesso de pele e flacidez, proporcionando mais harmonia no contorno corporal do paciente.

Para isso, o paciente precisa estar com o seu peso estabilizado, o que pode ocorrer em um período de aproximadamente um ano e meio após a cirurgia bariátrica. Contudo, há casos de exceção em que a cirurgia plástica é realizada antes desse prazo, pois o excesso de pele e gordura prejudica a mobilidade do paciente.

Dúvidas mais frequentes

27682108_questiongold2

O procedimento geralmente é realizado nas mamas, abdome, braços, coxas e face. Quanto à ordem, a maioria dos cirurgiões optam por começar pelo abdome, seguido pelas mamas, braços, coxas e face. Mas essa ordem pode mudar conforme a preferência do paciente, desde que não comprometa o resultado final.

Um profissional experiente pode realizar mais de uma cirurgia ao mesmo tempo, como também pode optar por procedimentos únicos. A escolha vai depender do que ele considerar mais seguro para o paciente. E o risco de complicações é baixo, porque até chegar à etapa da cirurgia plástica, o paciente já passou por uma equipe de especialistas que o conduziu adequadamente para a cirurgia.

O pós-operatório necessita de cuidados específicos, principalmente na primeira semana, no intuito de evitar hemorragias, infecções e edemas, por isso é recomendável um repouso relativo, curativos adequados e, em alguns casos, o uso de drenos por um período.

Passado o primeiro mês, o paciente é liberado para algumas atividades como caminhadas, dirigir e até trabalhar, dependendo da sua função. Porém, até o terceiro mês após a cirurgia, ele precisará usar cintas e faixas para evitar o alargamento de cicatrizes. Além disso, o uso de protetores solares, fator 50 ou mais, são indispensáveis até que as cicatrizes clareiem.

Nosso cuidado com você

Para saber mais sobre cirurgia plástica, pós-operatório entre outras dúvidas, a Clínica Bellit conta com uma equipe de profissionais qualificados, pronta para atendê-lo e acompanhá-lo nessa etapa tão importante para a sua saúde. Clique aqui e fale conosco.

plugins premium WordPress