Cirurgia Revisional

Sobre a Cirurgia Bariátrica Revisional

A cirurgia bariátrica revisional é um procedimento que visa alterar ou modificar uma cirurgia anterior, seja por conta de complicações específicas ou porque a primeira operação trouxe resultados indesejáveis. É um procedimento complexo e desafiador, mas que pode ser uma boa opção para o tratamento de casos de reganho de peso ou outras alterações identificadas após uma cirurgia primária.

Em torno de 15% dos pacientes podem voltar a ganhar peso após 5 anos de cirurgia bariátrica. Este reganho pode ser devido a várias causas, e geralmente é multifatorial.

0 anos

Principais Causas para a Cirurgia Revisional

A perda do seguimento pós operatório com a equipe multidisciplinar é o maior fator de reganho de peso, assim como sedentarismo (falta de praticar atividade física), perda muscular acentuada com redução importante da taxa metabólica basal, indicação errônea da técnica cirúrgica quando realizada previamente, fístula gastrogástrica, transtornos psiquiátricos, hábito de beliscar carboidratos, fatores hormonais, genética com grande prevalência familiar de obesidade, perda da restrição e da saciedade com a dilatação da anastomose gastrojejunal e/ou do pouch gástrico, entre outras.

Equipe multidisciplinar

Hábito de beliscar

Sedentarismo

Genética prevalente

Fatores hormonais

Transtorno psiquiátrico

Diagnóstico

Esses pacientes merecem avaliação detalhada realizada por equipe multidisciplinar especializada para se criar hipóteses de possíveis causas do reganho de peso. Assim como ser estimulados à alimentação balanceada, retorno a prática de exercício físico e acompanhamento psicológico. Exames laboratoriais e de imagem como endoscopia e raio x contrastado também devem ser solicitados para uma investigação mais minuciosa.

Baseado no detalhamento clínico, exames complementares e parecer da equipe multidisciplinar, o paciente pode ser conduzido para o tratamento clínico, endoscópico ou a para a cirurgia revisional. A indicação tem que ser individualizada.

Quando fazer a Cirurgia Revisional

Após avaliação com equipe especializada, a Cirurgia Revisional pode ser indicada nas seguintes situações:

Visando perda de peso

Quando houve reganho ou perda insuficiente.

Tratamento de complicações

Úlceras, fístulas gastrogástricas, refluxo gastroesofágico, Dumping, obstruções intestinais.

Controle metabólico inadequado

Visando melhoria nutricional

Pacientes desnutridos, com déficits nutricionais e vitamínicos.

Cirurgias Revisionais

Quando foi realizado Sleeve, e houve reganho de peso, piora do quadro de refluxo gastroesofágico entre outros, é indicado conversão para Bypass Gástrico por videolaparoscopia.

Já nos casos em que foi confeccionado Bypass Gástrico, geralmente a cirurgia revisional pode ser bem indicada nas seguintes situações:

• Fístula gastrogástrica: comunicação anormal entre o estômago operado chamado de pouch e o estômago excluído, fazendo com que o alimento siga o trajeto antigo e seja completamente absorvido;

• Transformar o Bypass Gástrico usual em distal: reduzir o intestino responsável pela absorção dos alimentos, fazendo com que se absorva menos e desta maneira perde-se peso;

• Converter o Bypass Gástrico em Duodenal Switch / SADI-S: procedimento que leva à menor absorção dos alimentos e nutriente.

Resultados

Os bons resultados encontrados após a Cirurgia Revisional estão totalmente associados ao acompanhamento contínuo com psicólogo e nutricionista, introdução de atividade física na rotina diária, alimentação balanceada e mudanças no estilo de vida.

Psicólogo

Nutricionista

Atividade física

Alimentação balanceada