Dermatologia
Impactos da obesidade no organismo
O impacto que a obesidade causa no organismo, não se limita apenas a um fator de risco para diversas doenças. O aumento de peso afeta também o maior órgão do corpo humano, a pele, bem como os seus anexos: cabelos e unhas.
Pele
Cabelos
Unhas
O paciente obeso pode desenvolver problemas, como o estiramento excessivo da pele, que resulta no aparecimento de estrias; lesões pedunculares na região do pescoço e axilas, conhecidas como fibromas moles, que se assemelham à verrugas; descamação entre os dedos e sob os seios, que pode facilitar o surgimento de micoses; e o aumento da testosterona livre, que pode levar à oleosidade da pele, acne e hirsutismo, que é o aumento da quantidade de pelos no corpo da mulher em locais comuns ao homem.
Para cada uma dessas condições, entre outras que também afetam a pele do paciente obeso, o dermatologista tem a indicação de tratamentos, os quais vem obtendo bons resultados.
Dermatologia e Cirurgia Bariátrica
Queda de cabelo, flacidez da pele e unhas quebradiças são alguns efeitos colaterais que os pacientes operados podem apresentar após a cirurgia bariátrica. Para amenizar esses sintomas, o acompanhamento dermatológico é indispensável, tanto no pré-operatório quanto no decorrer da recuperação.
O dermatologista irá indicar os tratamentos estéticos que mais se adequam às condições clínicas de cada operado, visando obter bons resultados nas áreas afetadas, além de recuperar o aspecto saudável do paciente.
Tratamentos dermatológicos pós-operatório
Embora a queda de cabelo seja um processo normal no pós-operatório, essa fase que é conhecida como Eflúvio Telógeno, isto é, uma queda de cabelo temporária, geralmente traz preocupações aos pacientes, em especial, às mulheres.
De acordo com o especialista, tal fato pode acontecer em decorrência de diferentes causas, como: endocrinológica, medicamentosa, infecciosa, traumática e seborreica.
Outro fator que também favorece a queda dos fios está relacionado à nutrição. Por conta da redução alimentar, o organismo do paciente tem menos absorção de alguns nutrientes e vitaminas e essa carência nutricional resulta no enfraquecimento capilar. Nesse caso, o profissional pode indicar o tratamento de reposição nutricional, somado a aplicação de laser e intradermoterapia local e, em torno de três meses, a queda capilar diminuir e novos fios voltam a nascer.
Os tratamentos dermatológicos voltados aos cuidados com a pele após a cirurgia bariátrica são indicados com a finalidade de melhorar a flacidez facial e recuperar o viço da pele.
Em razão da perda rápida de peso, o paciente eventualmente poderá ficar com um aspecto mais envelhecido no seu rosto, com rugas de expressão e até bigode chinês (sulcos acentuados ao redor da boca). Para tratar essas queixas, o dermatologista realiza procedimentos como a aplicação de ácido hialurônico, para repor o volume da face; estimula a produção de colágeno, com lasers fracionados de CO2 e LIP (luz intensa pulsada), melhorando a aparência da pele; e faz, ainda, aplicações de toxina botulínica (Botox), indicadas para eliminar aquelas ruguinhas indesejadas.
Em paralelo aos tratamentos, o paciente precisa seguir também algumas recomendações, como o uso diário de cremes hidratantes, evitar qualquer tipo de química nos cabelos por um ano, além de manter uma alimentação saudável e equilibrada, conforme orientação médica. Com os cuidados adequados, o paciente terá mais qualidade de vida e a autoestima elevada.
Nosso cuidado com você
A Clínica Bellit conta com uma equipe especializada e preparada para avaliar de forma personalizada cada paciente e oferecer o melhor tratamento. Agende uma consulta e venha nos conhecer. Clique aqui e fale conosco.