Exames

Os exames de rotina são indispensáveis para o bem-estar e para garantir uma qualidade de vida desejável. Ajudam a avaliar o estado atual de saúde, detectando doenças que, muitas vezes, não apresentam sintomas quando diagnosticadas no início, aumentando assim, as chances de sucesso no tratamento.

Com foco exclusivo e no atendimento humanizado, na Bellit o paciente encontra um corpo clínico diferenciado integrado à tecnologia de ponta de sofisticados equipamentos de medicina diagnóstica que proporcionam segurança e precisão. O conforto e privacidade dos ambientes se fazem presente em nossa Clínica.

Exames mais solicitados

Bioimpedância

A bioimpedância é um exame que mede a composição corporal completa de uma pessoa. Neste exame tem-se a distribuição exata de peso em relação a quantos quilos do paciente é gordura, massa muscular, densidade óssea e água. Esse exame é rápido e costuma durar menos de cinco minutos.

A bioimpedância é muito utilizada em academias e em consultas com nutricionistas para avaliar a composição corporal e determinar objetivos a serem atingidos em relação à estética corporal.

Na cirurgia bariátrica não deixa de ter esse sentido, porém é mais que isso. É a busca pela saúde e não correr riscos de doenças graves.

A bioimpedância serve para avaliar a condição nutricional do paciente, permitindo que o médico e o nutricionista indiquem qual é o melhor plano alimentar para reduzir a gordura do corpo sem perder a qualidade nutricional, mantendo ou até mesmo aumentando a massa muscular e diminuindo a retenção de líquidos no organismo.

O exame é realizado com o paciente em pé, em cima da máquina de Bioimpedância, onde eletrodos em contato com os pés e as mãos emitirão uma corrente elétrica suave que passará entre os tecidos corporais do organismo. O exame em si dura de 2 a 3 minutos. Durante o exame o paciente não poderá se mexer e não sentirá nada.

O paciente deve respeitar um jejum de quatro horas, beber e 2 a 4 copos de água duas horas antes do exame, urinar alguns instantes antes da realização do exame, não ingerir bebida alcoólica 24 horas antes da realização do exame, não passar creme nas mãos e pés e evitar atividades físicas no dia anterior ao exame.

O exame só é contraindicado e gestantes e portadores de marca-passo.

Na Clínica Bellit contamos com um aparelho de última geração para realizar seu exame. Venha nos conhecer!

Exame rápido, seguro e indispensável para quem vai fazer a Cirurgia Bariátrica!

Endoscopia

É um tipo de exame para avaliar o sistema digestivo, principalmente o esôfago e estômago e duodeno (começo do intestino).

É realizada por meio de um equipamento chamado endoscópio, um tubo flexível e fino com uma câmera em sua extremidade, que é introduzido pela boca. Antes de realizar o exame o paciente recebe uma sedação, que costuma durar apenas durante o exame.

O exame de endoscopia serve para diagnosticar se o paciente está com alguma doença como por exemplo, gastrite, úlcera ou refluxo ou até alguns tipos de cânceres (esôfago e estômago).

Além disso, no exame de endoscopia pode ser detectado a infecção pela bactéria H.pylori, onde uma pequena amostra da parede do estômago é retirada para análise.

A dieta um dia antes da realização do exame deve ser leve, sem comidas pesadas (sem muita gordura ou alimentos que demoram a digerir), principalmente no jantar.

O preparo para a endoscopia é um jejum que pode durar em média 8 horas. Deve ser evitado qualquer tipo de comida para que o estômago fique limpo de resíduos alimentícios e assim o médico conseguir ver os detalhes. O jejum de água também é necessário, esse por pelo menos 4 horas antes da realização do exame.

Na Clínica Bellit não realizamos este exame, porém você encontra em diversos Laboratórios e Hospitais de São Paulo!

Procedimento rápido, seguro e indispensável para quem vai fazer a Cirurgia Bariátrica!

Ultrassonografia

É um exame que utiliza ondas sonoras para gerar imagens do corpo humano. Não invasivo, seguro, realizado por médico especialista e que não utiliza radiação.

O exame de ultrassonografia pode ajudar a diagnosticar uma série de condições de cada paciente. São vários os órgãos que podem ser submetidos ao exame de ultrassonografia. São eles:

  • Coração e vasos sanguíneos, incluindo a aorta abdominal e seus principais ramos;

  • Fígado;

  • Vesícula biliar;

  • Baço;

  • Pâncreas;

  • Rins;

  • Bexiga;

  • Útero, ovários e, em pacientes grávidas, o feto;

  • Glândulas tireóide e paratireóide;

  • Bolsa escrotal (testículos).

  • Mamas

  • Entre outros

Um médico que possui conhecimento da anatomia humana, fisiologia, fisiopatologia e de imagem, posiciona o paciente de forma que a área a ser analisada fique melhor exposta para ser realizado o exame.

É aplicado um gel condutor e o transdutor é pressionado levemente contra a área examinada, normalmente não há desconforto.

As imagens geradas devem ser interpretadas pelo médico ultrassonografista que executa o exame e posteriormente emite o laudo.

Na Clínica Bellit temos ótimos profissionais especializados para realizar os mais diversos tipos de ultrassom, e contamos com um aparelho de última geração. Venha nos conhecer!

Procedimento rápido, seguro e indispensável para quem vai fazer a Cirurgia Bariátrica!

Polissonografia

Com especialidade na Medicina do Sono, é um dos principais exames para avaliar a qualidade do sono e suas complicações.

O monitoramento do paciente é realizado através de um sensor durante o sono, onde é medida sua atividade cerebral para obtenção de dados e posterior diagnóstico.

Como muitos pensam não é um exame sem grande importância. Evita comorbidades como AVC, infarto e diabetes.

É um exame para avaliar a qualidade do sono.

Indicado principalmente para pessoas que apresentam sonolência excessiva, roncos excessivos, noites mal dormidas, apnéia do sono, irritabilidade exacerbada, baixa concentração e até mesmo a perda da libido.

O preparo é muito tranquilo. Mas o paciente deve seguir fielmente algumas regras para melhor execução do exame, como por exemplo evitar café e bebidas energéticas nas 24 horas que antecedem o exame, manter o uso de remédios habituais, utilizar roupas (pijamas, camisolas, etc) confortáveis para que possa relaxar e caso estiver gripado ou com outras condições que dificultem ou possam alterar o resultado do exame e não pintar as unhas com esmaltes escuro.

Na Clínica Bellit realizamos o exame utilizando apenas um aplicativo no seu celular e um sensor compacto e sem fios, na comodidade da sua própria casa!

Exame rápido e seguro para quem vai fazer a Cirurgia Bariátrica! Agende o seu com nossa equipe!

Mapa

MAPA significa Monitorização Ambulatorial da Pressão. É um exame que tem o objetivo de diagnosticar a hipertensão arterial (pressão alta) e/ou o controle de eficácia do tratamento da doença. É muito utilizado também para a investigação de sintomas possivelmente relacionados à hipotensão arterial (pressão baixa).

Muitos confundem o MAPA com o exame do Holter, pois ambos são procedimentos relacionados ao coração e são monitorados por um dia inteiro, mas são diferentes em alguns aspectos. O MAPA é voltado especificamente para a verificação da pressão arterial. Já o Holter é relacionado as variações dos batimentos cardíacos durante as atividades diárias.

Serve para indicar um possível quadro de hipertensão arterial ou se o tratamento para o quadro hipertensivo está surtindo efeito durante o dia todo, ou se há oscilações.

Sintomas que fazem o médico cardiologista solicitar o exame:

  • Batimento cardíaco rápido ou irregular;

  • Fraqueza;

  • Pele fria e pegajosa;

  • Náusea e vômito;

  • Fadiga;

  • Visão embaçada.

Um pequeno gravador é colocado na cintura e conectado por um tubo fino de plástico a uma braçadeira semelhante aos de aparelhos de pressão, e essa por sua vez é colocada no braço. O monitor infla a braçadeira automaticamente a cada 20 minutos durante o dia e a cada 30 minutos no período noturno, e assim ele vai registrando a pressão durante um dia inteiro. Após completo o exame os dados são passados para um computador onde um software específico faz a leitura dos dados registrados e desenha um gráfico das pressões nas 24 horas.

Lembrando que durante as medições o braço em que o aparelho estiver acoplado, deverá permanecer relaxado. Caso haja necessidade de ajustar a parte inflável, deve ser feita com cautela. Em hipótese nenhuma o paciente pode retirar o aparelho ou efetuar a troca de braço. Também não se deve deitar sobre o braço em que o aparelho estiver acoplado, pois poderá interferir no exame.

Durante o exame é importante que o paciente mantenha suas atividades habituais e anote os horários das ingestões de medicamentos, suas respectivas doses e horários em que dormiu, acordou, se exercitou ou se alimentou. É importante informar também a qualidade do sono e eventuais sintomas ou eventos “fora do normal”.

Medicações habituais durante o exame devem ser mantidas, a não ser que o médico forneça outra orientação.

O paciente deve tomar banho antes da instalação do aparelho, pois este não pode entrar em contato com a água e também não pode ser desconectado da braçadeira.

Deve-se informas todas as medicações utilizadas e seguir a orientação do médico quanto ao uso delas.

Pacientes com inchaço no braço, mastectomia ou fístula para diálise bilateral, não devem realizar o exame. No caso de pacientes com condições de arritmia cardíaca frequente e Parkinson acentuado, o MAPA pode apresentar limitações pela dificuldade na leitura da pressão arterial.

Na Clínica Bellit contamos com um aparelho de última geração para realizar seu exame. Venha nos conhecer!

Procedimento rápido, seguro e indispensável para quem vai fazer a Cirurgia Bariátrica!

Eletrocardiograma

Eletrocardiograma também conhecido como ECG, é um exame que avalia a atividade do coração durante seus batimentos por meio de eletrodos fixados na pele. É através desse exame que é possível registrar a atividade elétrica do coração e seu batimentos por minuto (bpm). Muitas doenças cardíacas causam alteração no funcionamento elétrico fisiológico do músculo cardíaco e podem ser diagnosticadas através desse exame.

Por meio do ECG, é possível detectar o ritmo do coração e seus respectivos batimentos por minuto como dito anteriormente, então torna-se possível diagnosticar vários problemas cardíacos.

O eletrocardiograma pode ser utilizado para verificar a saúde quando outras doenças ou condições estão presentes. Algumas delas:

  • Pressão alta;

  • Diabetes;

  • Histórico familiar;

  • Tabagismo;

  • Colesterol alto.

Pode também monitorar dispositivos mecânicos implantados no coração (marca-passos), e se o uso de determinados medicamentos está causando efeitos colaterais no coração. É imprescindível a solicitação desse exame na avaliação pré-operatória.

Algumas recomendações antes da realização do exame:

  • o paciente deve sempre relatar ao médico os medicamentos que faz uso, pois alguns deles podem causar alterações no resultado do exame;

  • o exame não pode ser realizado com jóias em qualquer parte do corpo;

  • para os homens com muitos pêlos na região do tórax, será necessário apará-los;

  • não é recomendado realizar exercícios físicos momentos antes da realização do exame, pois altera os batimentos cardíacos.

Então com o paciente deitado e o mais relaxado possível, é realizada a limpeza da pele na região dos punhos, tornozelos e mais 6 pontos na região do tórax com gaze embebida de álcool. Nesses locais citados é colocado gel condutor para garantir total contato dos eletrodos com a pele, já que não pode haver interferência alguma. Em seguida é registrado o eletrecardiograma em poucos minutos.

Na Clínica Bellit contamos com um aparelho de última geração para realizar seu exame. Venha nos conhecer!

Exame rápido, seguro e indispensável para quem vai fazer a Cirurgia Bariátrica!

Raio-X

O exame de raio-X é um exame de imagem comum na medicina. É totalmente indolor, não-invasivo e de baixo custo.

Para a cirurgia bariátrica o raio-X mais comum a ser solicitado é o de tórax, para avaliar se o paciente apresenta algum problema pulmonar.

O paciente é posicionado na máquina de raio-X da melhor forma para que a imagem tenha uma nitidez para posterior análise do médico.

As gestantes devem evitar o exame por aumentar o risco de aborto, anomalias congênitas e retardo do crescimento fetal.

Na Clínica Bellit não realizamos este exame, porém você encontra em diversos Laboratórios e Hospitais de São Paulo!

Exame rápido, seguro e indispensável para quem vai fazer a Cirurgia Bariátrica!

Exames Laboratoriais

Exames laboratoriais são os chamados exames de sangue, urina e fezes. Graças a eles os especialistas podem notar se o organismo apresenta algum tipo de alteração, mesmo que assintomática, e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Sangue

Os exames de sangue são indispensáveis para estimar o risco anestésico-cirúrgico em avaliações pré-operatórias, segue alguns:

Vitamina B12

Muito importante para a formação das nossas células sanguíneas e também atua diretamente sobre o sistema nervoso, ajudando na formação dos neurônios. A deficiência pode causar fadiga, problemas digestivos e neurológicos, como depressão, perda de memória e dificuldade de concentração.

Vitamina D

É uma vitamina essencial para os nossos ossos e nosso metabolismo, sua deficiência pode apresentar sintomas como depressão, fadiga, cansaço e dores no corpo, além de doenças como osteoporose.

Hemograma

Um dos mais solicitados, serve para analisar as principais células do sangue, como:

    • hemácias (glóbulos vermelhos) – servem para o diagnóstico da anemia;

    • leucócitos – são usados no diagnóstico de infecções;

    • plaquetas – servem para determinar problemas de coagulação, ou seja, se o paciente é propenso a sangramentos (importantíssimo para cirugias, no caso a bariátrica) ou à formação de trombos.

Colesterol

Mede os diferentes tipos de gordura no sangue. Composto de:

    • HDL – colesterol bom (previne a aterosclerose);

    • LDL – colesterol ruim (ligado a obstrução dos vasos sanguíneos);

    • VLDL – outro tipo de colesterol ruim (também ligado às doenças cardíacas)

    • trigliderídeos – marcador relacionado ao VLDL.

Glicemia de jejum ou dosagem de glicose

Quantificam a taxa de açúcar no sangue. É usada no diagnóstico ou controle do diabetes. Para isso é considerado que:

    • valores entre 100 e 125 mg/dl são considerados como estado de pré-diabetes;

    • valores acima de 126 mg/dl são considerados como diagnóstico de diabetes.

Transaminases (TGO e TGP)

São exames que indicam lesões nas células do fígado, portanto servem para diagnosticar a hepatite, mas também são levados em conta na investigação de hipotireoidismo, pancreatite, doença celíaca e outros problemas.

Eletrólitos

Estes estão relacionados a dosagens de sódio, cálcio, potássio e fósforo.

TSH e T4 livre

Relacionados à tireoide, seus resultados podem indicar hipertireoidismo e hipotireoidismo.

Ácido úrico

Revela como o organismo metaboliza algumas proteínas. Níveis muito elevados podem indicar doenças cardiovasculares, cálculo renal entre outras.

Ureia e Creatinina

Servem para estimar a quantidade de sangue que está sendo filtrada pelos rins.

PCR (proteína C reativa)

Se elevado pode indicar uma inflamação no organismo.

PSA

É um outro tipo de proteína que pode indicar a hiperplasia protástica benigna (aumento da próstata decorrente do envelhecimento), ou seja, infecção na glândula ou câncer de próstata.

Albumina

É uma proteína que serve para avaliar o funcionamento do fígado.

 

Urina

O exame de urina mais básico é a urina tipo I. Nesse exame são avaliadas características como cor, densidade e pH. Com isso é possível detectar infecções urinárias e patologias renais.

E o exame de urocultura que também diagnostica infecções urinárias, mas vai além, identifica o tipo de bactéria causadora da infecção.

 

Fezes

O exame de fezes serve para detectar doenças no aparelho digestivo ou na região retal. Na amostra coletada são verificados indícios de sangue, gordura, bactérias, protozoários ou parasitas (vermes).

Os exames laboratoriais geralmente são solicitados para prevenir, diagnosticar ou confirmar uma patologia. Muitas vezes são solicitados como um check-up (exame de rotina), para um controle periódico em pacientes que possuem alguma disfunção, pacientes que passaram por algum tipo de cirurgia ou doença recente ou também para pacientes com idade avançada.

O preparo é diferenciado conforme cada tipo de exame. No caso de coleta de sangue para exames laboratoriais, pode ser exigido jejum de comida. Já no caso de exames de urina e fezes, o armazenamento é feito em um pote plástico.

Na Clínica Bellit não realizamos este exame, porém você encontra em diversos Laboratórios e Hospitais de São Paulo!

Alguns exames laboratoriais são indispensáveis para quem vai fazer a Cirurgia Bariátrica!
plugins premium WordPress