Exercício

A prática de atividades físicas proporciona benefícios à saúde, que vão muito além da perda de peso. Diversos estudos apontam que praticar exercícios regularmente contribui para uma vida mais saudável, tanto física quanto mental, melhora a disposição, a postura, o sono, fortalece ossos e músculos, equilibra os níveis hormonais, aumenta a autoestima e a sensação de bem-estar.

Além disso, a atividade física pode ajudar também na prevenção de diversas doenças crônicas. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o exercício é fundamental para prevenir e controlar disfunções como: diabetes tipo 2, diferentes tipos de câncer, sintomas de depressão e ansiedade, complicações respiratórias, doenças cardiovasculares, como infarto, AVC e pressão alta, entre outros problemas.

A escolha da atividade, no entanto, vai depender de um importante detalhe: é preciso encontrar um exercício que mais se adeque a sua realidade e que mais lhe agrade, pois, assim, você se sentirá motivado e manterá a prática constante.

Opções de treinos não faltam e você pode optar pela modalidade que mais tem a ver com o seu momento atual. Confira algumas sugestões:

Exercícios mais recomendados

Seja ao ar livre, na academia ou mesmo na água, a orientação é que as pessoas, de qualquer faixa etária, mantenham o seu corpo em movimento e fujam do sedentarismo.

Conhecidos por promover o gasto intenso de calorias e energia, os exercícios aeróbicos são uma boa opção para quem quer aumentar o condicionamento físico, a resistência e manter o peso em um nível saudável.  Entre os exemplos de exercícios aeróbicos estão: corrida, bike, natação, dança e caminhada.

Essa modalidade traz benefícios para as articulações, reduz dores e favorece o relaxamento. As atividades indicadas para essa finalidade são: alongamentos, yoga, treino funcional e pilates.

São indicados para quem quer aumentar a massa muscular, ganhar resistência ou apenas fortalecer a musculatura. Uma das atividades mais recomendadas pela OMS e por profissionais da área é a musculação, pois previne dores, como a de coluna, promove mais estabilidade e equilíbrio corporal e otimiza o condicionamento cardiorrespiratório e cardiovascular.

Tempo ideal para atividade física

A OMS recomenda aos adultos que pratiquem, semanalmente, entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada, que, além do treino, inclui também os movimentos do dia a dia, como caminhada, subir escadas, ou seja, ações que contribuem para bater essa meta.

Ou entre 75 e 150 minutos de atividade física intensa, como: corrida, musculação, treino funcional, bike, etc. De acordo com a Organização, as pessoas que superam esses níveis vivem mais, em comparação com aqueles que não o fazem.

Mas antes de colocar o tênis e sair por aí praticando alguma atividade é importante, primeiramente, buscar orientação de profissionais da área, que vão elaborar um programa de exercícios adequado às suas necessidades e limitações.

Vale saber também, que a prática de atividade física dever estar aliada a uma boa hidratação e alimentação, pois esses fatores são fundamentais para quem deseja resultados positivos em seus treinos.

Agora que você já conhece os benefícios que a atividade física proporciona, não perca mais tempo. Encontre o exercício que mais lhe agrada e comece a praticar o quanto antes. Sua saúde agradece!

plugins premium WordPress