Mente

Tão importante quanto cuidar da saúde física, os cuidados com a saúde mental são igualmente necessários, pois a mente sã desempenha um papel fundamental na qualidade de vida e na prevenção de doenças.

Quando uma pessoa está mentalmente saudável, ela é capaz de tomar decisões mais assertivas, lidar com problemas e estresses do dia a dia de forma mais eficaz e, ainda, se tornar mais produtiva na execução de suas rotinas, sejam elas profissionais ou pessoais.

Além disso, a saúde mental está ligada também ao desempenho cognitivo, ou seja, ela melhora a capacidade de concentração, memória, foco, criatividade e aprendizado. E os benefícios não param por aí, a mente sã influencia no aumento da autoestima e da autoconfiança, favorece os relacionamentos interpessoais, fortalece a resiliência e promove, até, a qualidade no sono.

A importância de cuidar da saúde mental

As constantes evoluções e mudanças tecnológicas e sociais que surgiram nos últimos anos têm exigido muito mais das pessoas e isso tem levado a sobrecargas mentais.

Ao negligenciar o cuidado mental, você se torna suscetível ao desenvolvimento de transtornos psicológicos e, possivelmente, passe até a fazer parte de uma preocupante estatística: de acordo com o último grande mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo, e um dos que mais registram casos de depressão.

O estudo aponta que aproximadamente 9,3% da população brasileira sofrem de ansiedade patológica. Entre os principais fatores que desencadeiam a ansiedade dos brasileiros estão: desemprego, dificuldades econômicas, falta de segurança pública e uso excessivo de computadores e celulares.

da população brasileira
0 %

Sofre de ansiedade patológica

Fatores que desencadeiam a ansiedade:

desemprego

Desemprego

sem-dinheiro

Dificuldade financeira

ladrao

Falta de segurança

monitorar-tablet-e-smartohone

Uso excessivo de eletrônicos

Esses e outros fatores comprometem a saúde mental e podem, inclusive, transformar-se em uma série de doenças físicas, como dores de cabeça, musculares, palpitações, problemas de estomacais, nervosismo, insônia, enjoo, tremores, cansaço, refluxo, cansaço, entre outros sintomas. Além disso, os transtornos psicológicos podem prejudicar também o desempenho no trabalho e nos estudos, nos relacionamentos, bem como no desenvolvimento de tarefas básicas do dia a dia.

Infelizmente, ainda há pessoas que julgam os transtornos psicológicos, ansiedade, depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, síndrome do pânico e burnout (esgotamento), como frescura, fraqueza ou "mimimi". É preciso ficar claro que é uma questão séria e as pessoas precisam de ajuda especializada e não de julgamentos fúteis que prejudicam ainda mais a condição mental de quem sofre com esses distúrbios.

Apoio 5

Ajuda dos amigos

Obese young woman sharing problems with her highly professional psychologist, she holding hands and comforting her during therapy session, profile view

Ajuda de psicólogo

Full length portrait of obese young woman sitting on mat and talking to coach while taking break in workout

Ajuda de personal trainer

No weight loss. Serious professional nutritionist talking with a fat woman and measuring her

Ajuda de nutricionista

Obese young woman sharing problems with her highly professional psychologist, she holding hands and comforting her during therapy session, profile view

Ajuda médica

Como cuidar da saúde mental

Psicoterapia, terapia em grupo e, em alguns casos, tratamento farmacológicos são algumas abordagens recomendadas para o controle dos sintomas. Há também quem indique uma mudança no estilo de vida, no intuito de prevenir os problemas que afetam a saúde mental. Selecionamos algumas dicas para você que, a partir de hoje, quer dar uma atenção especial aos cuidados com a sua saúde mental. Confira:

Reserve um momento do seu dia para se conectar consigo mesmo, avaliar as emoções e pensamentos. A autorreflexão ajuda na identificação de padrões negativos, traumas e áreas que precisam de atenção. Seja pela meditação ou mesmo escrevendo em um diário, por exemplo, a ideia é aproveitar esse tempo para se autoavaliar.

Para criar e manter uma rotina equilibrada, nada melhor do que estabelecer regras. Defina horários regulares para dormir, comer e praticar atividades físicas. A rotina promove estabilidade emocional e, ainda, reduz o estresse.

A prática regular de exercícios físicos libera endorfinas, substância química que geram sensação de bem-estar e reduzem a ansiedade e a depressão.

Por incrível que pareça, muitas pessoas têm dificuldade de pronunciar essa palavra tão essencial para preservar o mental e o emocional. Estabeleça limites claros em todas as suas relações profissionais e pessoais.

Sempre que puder, mantenha-se desconectado das redes sociais. Embora sejam úteis, elas podem ser fontes de estresse e ansiedade. Aproveite o tempo em que você fica olhando o feed, para se dedicar a atividades que você gosta.

Não hesite em buscar ajuda de um profissional especializado em saúde mental, sempre que estiver com dificuldades para lidar com seus pensamentos, emoções ou situações difíceis.

Essas simples ações, praticadas regulamente, podem fazer muita diferença no equilíbrio das emoções, além de proporcionar a desejada qualidade de vida.

A Clínica Bellit conta com uma equipe capacitada, que vai indicar as melhores soluções aos pacientes que querem cuidar da sua saúde mental. Agende uma consulta e venha nos conhecer!

plugins premium WordPress