O aumento da proteção é necessário após a cirurgia.
A utilização de métodos contraceptivos após a cirurgia bariátrica (gastroplastia) é recomendada, pois a fertilidade da mulher aumenta após a cirurgia da obesidade. Se o casal ou a pessoa que tem a vida sexualmente ativa, não tinha o hábito de utilizar método de prevenção contraceptiva antes da redução de estômago é melhor ficar atento. Se a ideia é engravidar, saiba que com a redução de peso isso poderá ser mais fácil.
Qual o melhor método contraceptivo a escolher?
Para escolher qual método utilizar é necessário o auxílio de um médico ginecologista. Atualmente existem diversos métodos disponíveis. Veja os mais eficazes: pílula anticoncepcional, adesivo contraceptivo, injeção de hormônio, implante injetável, DIU (dispositivo intrauterino), camisinhas masculina e feminina. A conversa com seu médico ginecologista é a melhor opção antes de iniciar qualquer procedimento para evitar a gravidez após a cirurgia de redução de estômago.
A gravidez não é um problema.
Caso a gravidez ocorra após a cirurgia bariátrica, não precisa se apavorar. Certamente tudo ocorrerá bem, porém o resultado da gastroplastia pode ser afetado, visto que esta é feita para perder peso e o ganho de peso durante a gestação é comum. Retomar os bons hábitos após a gravidez com certeza irá ajudar para a eficácia da cirurgia bariátrica.