Nutrição

A nutrição vai além dos alimentos

Avaliar o estado nutricional do paciente, identificar suas necessidades alimentares e elaborar um plano alimentar balanceado e saudável são alguns exemplos do importante papel que o nutricionista desempenha no tratamento da obesidade.

Além disso, o especialista orienta o paciente sobre como melhorar sua relação com a comida, a importância de substituir os alimentos ultraprocessados ricos em gorduras e açúcares por nutrientes saudáveis; identificar os gatilhos que o levam a comer em excesso; e desenvolver estratégias comportamentais para mudar seus hábitos alimentares.

A avaliação nutricional é personalizada e leva em conta o histórico clínico do paciente, estatura, peso, atividade, estrutura muscular, fatores genéticos, as preferências alimentares, assim como suas condições de saúde e estilo de vida. O profissional pode realizar ainda algumas intervenções, como: prescrição de dietas específicas, orientações nutricionais para o preparo dos alimentos, no intuito de promover déficit calórico a fim de reduzir o peso, e o acompanhamento do progresso do paciente.

É importante que o paciente saiba que o tratamento nutricional vai muito além da perda de peso. Ele também promove saúde a longo prazo e previne doenças relacionadas à obesidade, como a diabetes, hipertensão, cardíacas e renais.

Portanto, com pequenas mudanças nos hábitos alimentares, como fracionar as refeições, evitar longos períodos de jejum, consumir alimentos ricos em fibras e tomar em média 2 litros de água, o paciente pode alcançar o peso ideal e melhorar sua qualidade de vida.

Qual o papel da nutrição na cirurgia bariátrica?

O especialista consegue elaborar um diagnóstico nutricional preciso, no qual vai tratar as necessidades nutricionais do paciente, desenvolver um plano alimentar, no intuito de diminuir a gordura hepática, reduzir os riscos relacionados à cirurgia por meio da perda de peso e criar um cronograma alimentar tanto para o pré-operatório quanto o pós.

Etapas operatórias

O processo de acompanhamento nutricional em candidatos à cirurgia bariátrica se inicia antes mesmo do procedimento. No pré-operatório, o nutricionista realiza avaliações antropométricas (relacionadas ao físico do paciente), bioquímica (a partir de exames de sangue), e dietética (referentes aos hábitos alimentares), e já orienta a mudança para melhora com os hábitos alimentares.

Depois do procedimento cirúrgico, o nutricionista orienta o paciente quanto às escolhas alimentares, de modo que atenda as suas necessidades nutricionais, evitando assim a desnutrição, em razão da perda rápida de peso, ou mesmo o reganho de peso, caso não haja uma melhora na qualidade dos alimentos ingeridos, mesmo após a redução do estômago.

O profissional irá explicar também, em detalhes, as fases da alimentação que o paciente bariátrico precisa ficar atento e seguir rigorosamente para que todo processo seja bem-sucedido.

A dieta é personalizada para cada paciente, mas geralmente ele passará pelas seguintes fases:

7 dias – Fase 1: Dieta líquida restrita

8 a 21 dias – Fase 2: Dieta líquida completa

22 a 40 dias – Fase 3: Dieta pastosa

41 a 55 dias – Fase 4: Dieta branda

A partir de 56 dias – Fase 5: Dieta geral

Nossa equipe de Nutrição, tem vasta experiência para acompanhá-lo em todos os processos!

Ao contrário do que muitos pensam, após a Cirurgia Bariátrica o paciente irá comer tudo o que comia antes, porém com escolhas mais saudáveis!

Nosso cuidado com você

1-sombra

A Clínica Bellit conta com uma equipe de nutrição especializada em pacientes com obesidade, que atua de forma integrada com os demais especialistas do espaço para apoiar no seu processo de emagrecimento e retomada da qualidade de vida e bem-estar. Clique aqui e fale conosco.

plugins premium WordPress