Prevenção

“Prevenir é melhor que remediar”. É bem provável que você já tenha ouvido essa expressão em algum momento da sua vida e, por mais clichê que possa parecer, esse conceito faz total sentido, pois ao adotar cuidados diários que promovam a saúde, você contribui com a prevenção de doenças e, ainda, garante a qualidade de vida e o bem-estar.

A medicina, além de cumprir o papel de identificar problemas de saúde e indicar tratamentos e medicamentos específicos, nos últimos anos, passou a investigar a fundo a origem dos sintomas e direcionou o foco em promover a saúde e não apenas a tratar a doença. O novo conceito deu origem à medicina preventiva.

Medicina Preventiva

A especialidade conta com a abordagem de diferentes profissionais que, juntos, desenvolvem um trabalho multidisciplinar, a fim de propor uma mudança de comportamento capaz de evitar o desenvolvimento de doenças. Para isso, os especialistas orientam os pacientes a adotarem hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, prática de atividades físicas e descanso regular.

Um ponto essencial da saúde preventiva é a busca pelo diagnóstico precoce. Por isso, é fundamental contar com uma equipe para acompanhar seu histórico, solicitar exames periódicos e, a partir dos resultados, criar um plano personalizado com foco no monitoramento da saúde.

Etapas da medicina preventiva

As abordagens da medicina preventiva são divididas em quatro áreas, que garantem a eficiência na orientação e indicação do procedimento, conforme as características que o paciente apresenta. São elas:

O especialista investiga as predisposições e fatores de risco que acometem o paciente e, a partir dessas informações, o profissional faz recomendações para limitar ou evitar a incidência da doença.

Concentra-se na detecção precoce de doenças em estágios iniciais, fase em que o tratamento é mais eficaz. Para isso, são solicitados exames e check-ups regulares e, por mais que o diagnóstico indique alguma enfermidade, é possível impedir a evolução e o agravamento do quadro.

Indicado para paciente que vai iniciar o tratamento. O médico orienta sobre a doença, os riscos e os cuidados que devem ser adotados, de modo que não comprometa o funcionamento do seu organismo.

Indicado para paciente que já segue algum tipo de tratamento e, nessa etapa, o médico avalia se o procedimento adotado está surtindo efeitos satisfatórios e, se não estiver, ele analisa a possibilidade de mudanças no tratamento.

O paciente que prioriza a saúde preventiva, mantém um acompanhamento profissional, realiza exames periódicos e monitora a saúde regularmente, e não apenas trata as doenças quando elas aparecem, certamente está garantido uma vida mais saudável e longeva.

Na Clínica Bellit, você encontra uma equipe preparada para ajudá-lo a ter uma alimentação mais saudável. Agende uma consulta e venha nos conhecer! Clique aqui e fale conosco.

plugins premium WordPress